Saiba mais sobre o Treinamento Suspenso


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.
Resultado de imagem para pilates suspensao

O nome explica bem o que é esse tipo de treinamento. Se você nunca ouviu falar dele fique atento. Para falar de uma forma bem simples, esse é o termo que usamos para falar do treinamento dado usando equipamentos e acessórios de suspensão. Sabe a fita de suspensão? Ela tem tudo a ver com ele, mas não é a única.

Os exercícios presentes no treinamento suspenso vão muito além dos “exercícios legais” que alguns instrutores querem para deixar a aula interessante. Todos eles obedecem os princípios da funcionalidade aos quais o Pilates e o Funcional obedecem. Por isso, são amplamente adaptáveis para os mais variados tipos de alunos e aulas.

Para realizar esse tipo de treinamento podemos realizar aulas com variadas intensidades e níveis de complexidade. Os exercícios pode, ser realizados com parte do corpo em suspensão (no caso da fita de suspensão) ou com todo ele suspenso (no caso do Columpio). A intenção é adicionar um elemento de instabilidade aos exercícios e melhorar equilíbrio e propriocepção. O melhor de tudo ao usar o treinamento suspenso é: existe uma infinidade de exercícios que podemos usar em nossas aulas. E eles servem para qualquer tipo de aluno. Mas falarei mais sobre isso posteriormente.

O que precisamos entender antes é: quais são os princípios que regem esses exercícios e os tornam tão interessantes? Você verá que eles são muito parecidos com os do Treinamento Funcional.

Treinamento de todas as habilidades funcionais
habilidades trabalhadas no treinamento suspenso

Esse princípio é importante para qualquer aula, não só de treinamento suspenso. Existem algumas habilidades funcionais que ajudam o corpo a se movimentar em qualquer situação. Infelizmente, boa parte das pessoas começa a perdê-la na vida adulta devido ao estilo de vida sedentário.

Essas habilidades são essenciais para um corpo mais seguro e com menos dores. Os exercícios de treinamento suspenso são ótimos para trabalhar:

Força;
Flexibilidade;
Equilíbrio;
Propriocepção;
Amplitude de movimento;
Capacidade cardiorrespiratória.
Cada exercício geralmente é capaz de trabalhar pelo menos duas ou três dessas habilidades. Para obter um treino completo, basta que o instrutor consiga combinar os exercícios para trabalhar todas as habilidades. Esses exercícios são especialmente bons para trabalhar equilíbrio e propriocepção.

Só preste atenção nisso: é importante trabalhar todas essas habilidades durante uma aula que se considere funcional. Todas elas são importantes para um corpo funcional. Não adianta trabalhar só força, por exemplo. A força pode ser importante, mas sem ser combinada a outras habilidades não ajudará no movimento.

Muitos alunos preferem focar em capacidades isoladas como a força para ficarem com o “corpo dos sonhos”. Mas sabemos que não é a única habilidade necessária para o corpo. Só trabalhando força o aluno acaba perdendo em flexibilidade, agilidade, propriocepção. Portanto, você precisará saber equilibrar sua aula com esses exercícios altamente eficientes.

Tenha informações sobre Pilates nas suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.



Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.