Pilates e Treinamento Funcional Suspenso para Patologias da Coluna


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.

Resultado de imagem para pilates suspensao

As patologias de coluna são as mais encontradas nos Studios de Pilates hoje em dia, quando falamos sobre reabilitação. Segundo pesquisa da OMS, 80% da população tem ou terá dor nas costas em algum momento da vida.

Vários motivos contribuem para isso, a má postura, sedentarismo e obesidade são alguns deles. E no protocolo de tratamento dessas patologias, recomenda-se o reforço da musculatura através de exercício físico, e podemos incluir o Treino Suspenso.

No entanto, quando falamos de Pilates Suspenso e Treinamento Funcional, pode surgir o medo em realizar um exercício sem a estabilidade no chão, pois pode parecer contraindicado. Isso, porque muitos não conhecem e não entendem os propósitos do Pilates Suspenso, o relacionando com acrobacias circenses.

A função do Treinamento Suspenso é fazer com que cada exercício tenha um motivo de estar sendo realizado. Todos exercícios para as patologias de coluna devem ter um ”por que” e ”para que”.

Pensando nisso, podemos analisar como o Pilates Suspenso e Treinamento Funcional poderá ajudar no tratamento das patologias de coluna.

Em primeiro lugar é importante ter em mente que não existe uma receita, ou uma fórmula a ser seguida. O necessário é o atendimento personalizado e focado nas necessidades individuais de cada aluno, sem pressa, e sem pular etapas no tratamento.

No entanto, existem 2 etapas que precisam ser seguidas no tratamento das patologias de coluna, assim como a prevenção.

1 – Fortalecimento do Core
O fortalecimento dessa musculatura é essencial para a prevenção ou tratamento de qualquer patologia de coluna, assim como prevenir diversos outros problemas. O aluno deve ter consciência corporal, assim como o treinar essa musculatura isolada, para depois associá-la a movimentos simples, e só então à atividades físicas, como o Pilates.

Devemos realizar uma progressão dos exercícios em relação à complexidade, a resistência e à velocidade, para manter a eficiência da musculatura envolvida no CORE, bem como garantir a proteção da coluna vertebral nas atividades.

2 – Curvaturas Fisiológicas
Devemos orientar e incentivar a manutenção da coluna neutra, respeitando as curvaturas fisiológicas da coluna. Pois, muitas vezes o aluno não possui consciência corporal necessária, então nosso papel é auxilia-lo a adquirir a consciência necessária.

Os equipamentos geram maior instabilidade e com isso exigem mais consciência corporal do aluno, além de aumentar a percepção de movimentos que visualmente feitos no solo podem ser muito simples, e com isso ajudam o aluno a se perceber mais facilmente.

Muitos exercícios do Treinamento Suspenso trabalham o alinhamento corporal e o fortalecimento de musculatura estabilizadora, o que nos faz ter uma melhora significativa em termos de postura. Trabalhando alguns problemas clássicos que encontramos nos Studios de Pilates, como por exemplo as hiperlordoses, hipercifoses e escolioses.

Tenha informações sobre Pilates nas suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.



Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.