Pilates em Suspensão para Crianças


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.
Resultado de imagem para pilates suspensao crianças

Quando nos referimos às crianças, estamos falando de uma nova geração acostumada a brincar apenas dentro de casa com diversos dispositivos eletrônicos, sem usar muito o corpo para essas brincadeiras.

Além disso, falamos de pequenos indivíduos que logo cedo já possuem diversas atividades extracurriculares, e um ritmo de vida exigente para essa pouca idade.

Com isso, a postura relaxada em frente à TV ou computador, a quantidade de livros dentro de mochilas pesadas, e o estresse de tantas outras coisas para fazer podem contribuir para que a criança já cresça com maus hábitos, e percam a postura e a saúde em plena fase de crescimento.

Por esses motivos é extremamente importante prevenir a criança desde cedo, pois alterações e desvios posturais nessa idade, podem resultar em alterações posturais como hiperlordose, hipercifose e escoliose, além de má postura permanente.

Assim, o Pilates Suspenso e Treinamento Funcional pode ser uma excelente técnica para trabalhar com as crianças. Isso, porque durante a prática dos exercícios, é possível tratar os maus hábitos posturais de uma forma lúdica, conquistando a confiança dos pequenos, como se os exercícios fossem apenas uma brincadeira.

Além da má postura, outras questões podem ser tratadas com o Treinamento Suspenso, como o equilíbrio, o fortalecimento da musculatura estabilizadora, a coordenação motora, e a percepção espacial (muito importante nessa etapa de desenvolvimento).

Com a técnica é possível explorar a capacidade física dos pequenos, trabalhar a questão postura e a coordenação motora de forma que eles nem percebam o que está acontecendo. Além do mais, o trabalho com o Pilates é extremamente importante para que gere gosto pela atividade física e nunca pare de se exercitar.

O trabalho pode começar a partir dos 5 anos, quando a criança já consegue responder aos estímulos da aula, e também prestar atenção quando necessário. Pelos pequenos terem necessidades diferentes, cada exercício deve ser pensado de forma individual para não sobrecarregá-los.

A aula deve ser focada nas crianças, de forma que não o sobrecarreguem, mas que faça com que gastem energia durante os exercícios, afinal, eles precisam descarregar toda a energia acumulada durante a semana.

No entanto, lembre-se sempre que são crianças, e que tem necessidades especiais. Realize sempre a avaliação inicial e siga em um ritmo que o aluno consiga acompanhar sem muito esforço, afinal, o intuito é ajudá-lo, e não ao contrário.

Tenha informações sobre Pilates nas suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.



Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.