Pilates Suspenso para Gestantes


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.
Resultado de imagem para pilates suspensao

O período gestacional acompanha diversas alterações corporais. Entre elas: A gestante passa por adaptações fisiológicas e anatômicas que são provocadas por necessidades funcionais e metabólicas.

O abdômen protuso desloca os intestinos e entra em contato direto com a parede abdominal devido ao útero que passa de órgão estritamente pélvico, a um órgão abdominal a partir da 12º semana.

Um padrão de marcha alterado, o ganho de peso, e aumento do volume de sangue, deslocam o centro de gravidade. A mulher precisa se inclinar para trás para ter equilíbrio, resultando em aumento progressivo da lordose lombar e rotação da pélvis sobre o fêmur causando um esforço sobre a articulação sacroilíaca e do quadril.

Deslocando o centro de gravidade de volta sobre a pélvis, evitando uma queda para frente. Para manter a linha de visão e também compensar a lordose lombar, inicia-se uma série de modificações posturais.

A estabilidade da gestante é obtida à custa de uma carga aumentada sobre os músculos e os ligamentos da coluna vertebral e essa pode ser uma das razões da dor lombar ser tão comum na gestação.

Importante falarmos que o aumento da lordose lombar pode ser apenas uma compensação e não necessariamente que ela ganhou uma hiperextensão lombar. Hoje existem estudos que comprovam que não há um aumento real na curvatura lombar na maioria das gestantes.

Porém, sendo um aumento de curvatura real ou uma compensação, ela gera uma alteração postural e dores que devem ser levadas em consideração durante as aulas. Lembrando que essas são apenas algumas das alterações decorrentes do período gestacional.

Poucos sabem que o treinamento suspenso é recomendado e pode trazer inúmeros benefícios para a mulher nesse período gestacional.

O fato de estarmos trabalhando com a suspensão faz com que a musculatura estabilizadora do tronco trabalhe de forma ativa na maioria dos exercícios.

Questão essa de extrema importância para a gestante que devido as alterações posturais terá que ter mais atenção aos posicionamentos e execução de movimentos, tendo inclusive algumas restrições.

A suspensão para as gestantes exige maior atenção e concentração durante a execução dos exercícios.

Importante darmos ênfase a ativação da musculatura do assoalho pélvico e transverso do abdômen já que o reto abdominal acaba perdendo a função devido ao estiramento da musculatura.

Tudo isso no Pilates suspenso pode ser facilmente trabalhado apenas posicionado a gestante em algum dos equipamentos, que por se tratar de uma base instável gera automaticamente todos esses estímulos.

Precauções
Porém, como toda atividade física devemos ter algumas precauções.

Tomar cuidado com os posicionamentos e montagens de exercícios levando em consideração as alterações corporais existentes, verificar sensações da gestante durante os movimentos se está respirando corretamente, se está sentindo algum incomodo com os posicionamentos ou durante a execução do movimento.

É extremamente importante também ter o feedback durante a execução dos movimentos para que possa realizar as adaptações necessárias.

Por se tratar de bases instáveis, é muito importante o profissional se manter próximo a gestante durante a realização dos movimentos evitando possíveis compensações e desequilíbrios.

Não realizar movimentos invertidos (de cabeça para baixo), temos inúmeros motivos para não realizar essas posturas com as gestantes, porem um dos principais é o aumento da pressão sanguínea e inversão do fluxo circulatório.

Ou seja, posso trabalhar em suspensão com a minha aluna gestante e gerar inúmeros benefícios sem necessariamente inverte-la.

O período mais recomendado para a realização do treinamento suspenso para gestantes é a partir do segundo trimestre, pois ele é conhecido como o trimestre da disposição.

A gestante já não sente mais os enjoos e desconfortos do início e, portanto, está bem-disposta para a prática de exercícios.


Tenha informações sobre Pilates nas suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.



Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.