Pilates e Treinamento em Suspensão para Idosos


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.
Resultado de imagem para pilates suspensao

Muitas pessoas podem se perguntar se é possível trabalhar o Pilates Suspenso e Treinamento Funcional com a população da terceira idade.

Não só é possível, como também extremamente agradável para o aluno, que tem a oportunidade de realizar algo que jamais se imaginou capaz. O instrutor também é motivado por ver aula após aula a evolução do aluno através de uma técnica que possibilidade aulas mais diversificadas além de ganhos incríveis.

No entanto é de fundamental importância conhecer as alterações fisiológicas decorrente do processo de envelhecimento, pois estas causam modificações anatômicas na coluna vertebral, modificam a atividade celular na medula óssea, além de tornarem a cartilagem articular menos resistente e estável.

Por causa da sarcopenia e perda de força, o equilíbrio é reduzido de forma significativa, o que pode levar a quedas – que representam grande risco à essa população. Além disso, com a distribuição de gordura corporal acentuada mais no tronco do que nos membros, eleva-se o risco para doenças metabólicas.

Assim, é necessário ter em mente todas essas alterações e ter o cuidado necessário com esse aluno tão importante, focando sempre na melhor forma de trabalhar as necessidades do idoso, assim como melhorar sua qualidade de vida.

Com o idoso, além de toda a atenção nas alterações fisiológicas, precisa-se ter algumas precauções na realização dos exercícios.

Realizar uma anamnese antes do início das aulas é essencial. Assim, você pode direcionar a aula para melhorar as atividades diárias do aluno.

Estar por perto durante todo o tempo é muito importante. Vale lembrar que ele é um indivíduo limitado fisicamente, e precisa se sentir seguro durante a realização dos exercícios.
Outra etapa fundamental é respeitar os limites individuais de cada aluno.

Além disso, é necessário o cuidado com movimentos de equilíbrio unilaterais, posições iniciais e finais de cada movimento.

Com tudo isso em mente, o Treinamento Suspenso poderá ser trabalhado de maneira segura e eficaz para o seu aluno idoso. Mas lembre-se sempre, que segurança em primeiro lugar quando tratamos desse público.

Tenha informações sobre Pilates nas suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.



Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.