Benefícios e vantagens do treinamento suspenso


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.
Resultado de imagem para pilates suspensao

Vendo todos esses exercícios feitos com a fita de suspensão e o Columpio é difícil não ter vontade de começar a aplicar no seu espaço. Será que eles realmente são para você?

Já tenho a resposta: com certeza são, e você só vai se convencer ainda mais lendo essas inúmeras vantagens do treinamento suspenso.

Instabilidade
Quem trabalha com Treinamento Funcional já sabe como a instabilidade proporciona benefícios aos alunos. O treinamento suspenso é a maneira perfeita de combinar instabilidade e exercícios funcionais.

Ao utilizar o apoio da fita de suspensão ou do Columpio diminuímos drasticamente a área de apoio do aluno. Assim, ele é forçado a estabilizar o corpo durante o movimento, o que leva a uma ativação de Core mais eficiente.

Para complementar ainda mais, esses exercícios proporcionam uma melhora na propriocepção e consciência corporal. Quando realizamos um exercício numa base instável é necessário prestar muito mais atenção no exercício e na maneira como o executamos.

Postura
O treinamento suspenso é muito recomendado para melhorar a postura no mais variado número de alunos. A melhora no equilíbrio e no controle motor, além do fortalecimento de musculaturas do centro do corpo, também resultam numa melhor sustentação da coluna vertebral.

Por usarmos exercícios completamente funcionais conseguimos fazer com que essa melhora postural seja transferível. Nosso aluno conseguirá melhorar sua postura fora da aula, levando a uma menor incidência de dores e patologias de coluna vertebral.

Melhora no equilíbrio
melhora no equilíbrio no treinamento suspenso

Peça para o seu aluno fazer qualquer exercício que diminua sua base de apoio. Agora verifique como está seu equilíbrio. Se ele é iniciante a maior probabilidade é que ele tenha muita dificuldade, isso porque a fraqueza das musculaturas também prejudicam o equilíbrio.

Mesmo que em alunos jovens esse problema não se manifeste tanto, ele se torna um verdadeiro risco conforme o corpo envelhece. Portanto, devemos sempre trabalhar para recuperar essa habilidade funcional. Agora vou te deixar adivinhar, qual é uma maneira muito indica de trabalhar o equilíbrio em aula?

Se você respondeu o treinamento suspenso está completamente certo. Ele é realmente bom para isso. Os exercícios em suspensão trabalham e muito o equilíbrio, especialmente quando trabalhamos com movimentos em suspensão total no Columpio ou Columpio Wall.

Ao forçar o corpo a lidar com uma base que se movimenta de maneira imprevista também conseguimos melhorar sua capacidade de se adaptar a movimentos. Isso quer dizer, mais equilíbrio, mesmo em situações que o aluno não esperava, como um tropeção na rua.

Essa habilidade é essencial para alunos mais idosos, então aqui já começo a apresentar o próximo benefício desse treinamento: podemos utilizá-lo para qualquer tipo de aluno.

Pode ser usado com qualquer aluno
treinamento suspenso pode ser usado com qualquer aluno

Muita gente associa exercícios aéreos ou até mesmo na fita de suspensão como algo mais avançado. Realmente, podemos fazer exercício avançados extremamente eficientes com esses equipamentos, mas eles não são exclusivos. Qualquer um pode realizar os exercícios de treinamento suspenso, desde iniciantes até avançados.

Exercícios como o agachamento segurando nas alças da fita de suspensão são ótimo para iniciantes. Ela pode até servir de apoio e facilitar o movimento, ajudando seu aluno a adquirir segurança para agachar profundo. Você só precisará orientá-lo para não usar a força dos braços na hora de retornar do movimento.

Os exercícios servem inclusive para trabalhar patologias e lesões. Como mencionei anteriormente, esses exercícios também são trabalhos de fortalecimento. Eles ajudam a fortalecer a região lesionada num trabalho global, ou seja, perfeito para o processo de reabilitação.

Não é preciso se preocupar com o desempenho de alunos idosos, com condições especiais ou patologias. A aula pode facilmente ser adaptada para todos eles através do treinamento suspenso.

Maior repertório de exercícios
Os equipamentos sempre são uma ótima maneira de melhorar o repertório de exercícios. Quando falamos de treinamento suspenso, tornamos o nosso repertório que já era grande em quase infinito.

Além disso, você tem a grande vantagem de trabalhar com exercícios funcionais que se encaixam perfeitamente nas aulas de Pilates e Funcional. Os equipamentos proporcionam um trabalho completo, para todo tipo de aluno, patologia e objetivos.

Precisa de novos exercícios de fortalecimento? Pode usar o treinamento suspenso. Precisa de exercícios para trabalhar coluna em alunos com escoliose? O treinamento suspenso te ajuda. Quer trabalhar com um grupo de alunos idosos? Use o treinamento suspenso.

Ao começar a trabalhar com essa ferramenta você conseguirá transformar completamente suas aulas. Com esses movimentos dinâmicos os alunos nunca mais ficarão entediados e conseguirão uma nova motivação para treinar.

Tenha informações sobre Pilates nas suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.



Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.